Quando abrimos a torneira diariamente, na maioria das vezes não pensamos que a água é um recurso natural não renovável, parece que ela nunca vai acabar, mas, do jeito que as coisas vão, a água de qualidade no planeta será extremamente escassa. Quando falta água em casa, todo mundo fica de cabelo em pé. Tomar banho? Lavar a roupa, louça? Cozinhar? Indústria? Beber? Precisamos de 2,5 litros de água por dia! A água é usada diariamente, seja para consumo ou na cadeia produtiva das empresas, tudo precisa de água, a vida no planeta, só foi possível graças a este recurso. Embora 3/4 da superfície da Terra sejam compostas de água, a maior parte não está disponível para consumo humano, pois 97% água salgada, encontrada nos oceanos e mares e 2% formam geleiras inacessíveis.

Açude Paulo Sarasate
Está construído sobre o leito do rio Acaraú, entre os municípios de Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria a cerca de 315 km da cidade de Fortaleza. Nosso açude é o quarto maior reservatório de água do Ceará. A bacia hidrográfica do rio Acaraú, à qual pertence o Açude Araras, cobre uma área de 3.520 km²1 . Sua capacidade inicial era de 1.000.000.000m³ (1 bilhão de metros cúbicos), devido ao assoreamento sua capacidade máxima foi reduzida a 891.000.000m³ (891 milhões de metros cúbicos) de água, podendo assim notar uma redução drástica em sua capacidade total. As obras de construção foram concluídas em 1958 pelo DNOCS. Tem como finalidades a perenização e controle das cheias do rio Acaraú, a irrigação de 14.000 ha nas várzeas do mesmo rio, a piscicultura e o aproveitamento de culturas

-   58,3% dos Açudes cearenses estão com volume de água inferior a 30%.
-   Atualmente o açude Paulo Sarasate encontra-se com apenas 29% de sua capacidade (out/2013).

Dicas para evitar o desperdício de água nas residências:
-   Coloque no copo apenas a quantidade de água que vai beber, sem jogar o resto fora.
-   Evite lavar a calçada com mangueira, elas podem ser varridas.
-   Use a capacidade máxima da máquina na hora de lavar roupa. Reutilize a água da máquina para lavar a calçada.
-   Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar, evite banhos demorados – O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.
-   Lave o carro com o balde - 30 minutos de lavagem com mangueira se gasta 560 litros de água, já com o balde gasta-se apenas 40 litros.
-   Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba. Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxague.
-   Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água, utilize regador em vez de mangueira. A água que jogamos fora diariamente poderia matar a sede de muitas pessoas pelo mundo, pense nisso!

Portal Municipal de Varjota
 
Top