O Flamengo continua sendo clube com o maior número de torcedores no Brasil. Mas, o índice de popularidade do clube carioca oscilou para baixo enquanto que o do Corinthians, o vice-líder, oscilou para cima, deixando a briga entre as maiores torcidas do país ainda mais acirrada. Essa é a principal constatação da 5ª Pesquisa LANCE!-Ibope, que o LANCE! publica a partir de hoje.

Como em todas as outras edições da pesquisa, o Flamengo lidera o ranking. Desta vez tem 16,2% de preferência, o que equivale a 32,5 milhões de rubro-negros no país, tendo como base a estimativa do IBGE de 2013, cuja população brasileira é de 201 milhões de pessoas.
Apesar da liderança, o clube carioca teve queda de 1 ponto percentual em relação à pesquisa anterior, de 2010. Como o Corinthians cresceu 0,2 ponto percentual, atingindo 13,6% e 25,9 milhões de torcedores, a diferença entre as duas maiores torcidas do país baixou de 3,8 pontos para 2,6 pontos em quatro anos. Há dez anos, a diferença era ainda maior, de 4,9 pontos.
- Se nós tivéssemos a oportunidade de termos um estádio, tenho certeza que nossa torcida subiria – diz Walter D’Agostino, vice-presidente geral do Flamengo, citando a Arena obtida pelo rival paulista recentemente.
- Não vejo essa disputa como uma rivalidade para ver qual dos dois tem a maior torcida. Conseguimos conviver bem, as duas equipes, sabendo bem do tamanho e da importância das respectivas torcidas – comenta Mário Gobbi, presidente do Corinthians.
O São Paulo manteve o terceiro lugar com 6,8% de participação, mas teve queda de -1,9 ponto percentual, a maior entre todos os 18 clubes que aparecem na pesquisa. 
Veja o ranking com os 18 clubes com as maiores torcidas do país, que fecha com o único representante cearense na lista: o Ceará Sporting Club.
Clubes                           Participação    Em milhões de torcedores    
1º - Flamengo                    16,2%                         32,5                                             
2º - Corinthians                  13,6%                         27,3                       
3º - São Paulo                    6,8%                           13,6                       
4º – Palmeiras                    5,3%                           10,6                        
5º – Vasco                          3,6%                            7,2                       
6º - Atlético-MG                  3,5%                            7,0                       
7º – Cruzeiro                       3,1%                            6,2                        
8º - Grêmio                            3%                            6,0                        
9º - Internacional                 2,8%                            5,6                       
10º - Santos                         2,4%                           4,8                       
11º - Fluminense                 1,8%                           3,6                        
12º - Bahia                           1,7%                           3,4                       
12º - Botafogo                      1,7%                           3,4                      
14º - Vitória                          1,3%                          2,6                       
15º - Atlético-PR                  1,2%                          2,4                        
16º - Sport Recife                  1,2%                          2,4                        
17º - Santa Cruz                    1%                            2,0                       

18º - Ceará                           0,8%                          1,6         

Galo é destaque
Entre os cinco primeiros colocados, o Corinthians foi o único time a ter alta desde 2010, ano em que a última pesquisa LANCE! Ibope foi divulgada. Além de Flamengo (-1) e São Paulo (-1,9), o Palmeiras manteve a quarta colocação com 5,3% de participação mesmo atingindo queda de -0,7 ponto percentual. O Vasco fecha o grupo dos cinco primeiros colocados com 3,6% e baixa de 0,5 ponto. 


Já na parte do meio da tabela, o grande destaque foi o Atlético-MG, que cresceu 0,9% e atingiu 3,5% de participação, pulando da 9ª para a 6ª posição. Com essa alta, o Galo ultrapassou o seu maior rival, o Cruzeiro, que manteve o 7º lugar com 3,1% de participação. 


- Com dois anos de Ronaldinho Gaúcho, Libertadores e bicampeão mineiro, não tem como a garotada não torcer para o Atlético – afirma Alexandre Kalil, presidente do clube mineiro. 


O Grêmio, por sua vez, perdeu duas posições ao cair 1 ponto percentual e ocupa o 8º lugar, com 3%. Completam as 10 primeiras posições o Internacional, em 9º com 2,8%, sendo seguido pelo Santos, que ficou com 2,4% e ocupa a 10ª posição. 


Na parte de baixo do ranking, o destaque foi o Fluminense, que saiu da 14ª para a 11ª posição com 1,8%, e o Atlético-PR, foi do 19º para o 15º lugar com 1,2%.


Fonte: Jornal O Povo
 
Top