Poliemielite

A campanha nacional de vacinação contra a poliomelite começará a partir desta segunda-feira (3). A campanha é da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As ações seguem durante todo o mês de novembro com a realização do dia “D” em dois momentos, 8 e 22 de novembro. A vacina é direcionada para crianças, de seis meses a menores de cinco anos de idade.

Fortaleza alcançou a meta vacinando 96,13% do público alvo da campanha no ano de 2013 e a expectativa para esse ano, é que sejam vacinadas 157.210 crianças. A vacina está disponível nas 93 unidades de saúde, das quais 81 já estão funcionando de 7 às 19 horas. A sala de imunização encerra o atendimento às 18h30. Nas unidades a população poderá ainda está atualizando o cartão de vacina além de ter acesso a 3º dose contra hepatite B.

Desde o ano de 1990, não são registrados casos de poliomielite no Brasil e em 1994 o País recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas.

Os postos estarão disponibilizando também a vacina tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola. A ação tem o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do sarampo no Município.

Saiba Mais

Poliomielite ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia. A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro.

Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição

Fonte: Diário do Nordeste
 
Top