0
A medida decorre da reclamação de usuários da empresa, que não aceitam pagar duas faturas no mesmo mês

Os usuários que se sentirem prejudicados por terem recebido duas faturas da Coelce neste mês, devem procurar os Procons ou o Decon-CE
FOTO: KID JÚNIOR
O Departamento Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza) vai notificar a Companhia Energética do Ceará (Coelce) para que explique o motivo de estar enviando duas cobranças para os usuários da companhia, neste mês, e para que se abstenha de punir os consumidores com cobrança de multas e correção monetária, em caso de atrasos nos pagamentos da segunda fatura neste mês.
"O Procon vai notificar a Coelce, para que os consumidores não sejam prejudicados", reagiu, ontem, a coordenadora geral do órgão, Cláudia Santos, após tomar conhecimento do fato, denunciado com exclusividade pelo Diário do Nordeste, na edição do último sábado (18).
Desde a sexta-feira passada (17), usuários da Coelce, de vários municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), vêm escrevendo ao jornal, protestando contra o recebimento de cobrança de duas contas em abril. "Eu também vou pagar duas contas neste mês. Paguei uma com vencimento em 1/04/2015 e vou ter que pagar outra com vencimento em 22/04/2015. Um verdadeiro absurdo. Estou injuriada", reclama Vera Lucia da Silva Sousa, moradora de Maracanaú.
"Aqui em Pacatuba, não é diferente. Moro em um sítio, a poucos metros da Bica das Andréias. Meu endereço é Centro, mas, para a Coelce, aqui é área rural. Nós é que temos que fazer a leitura do nosso consumo, ir deixar no posto. O pior de tudo é que a conta do mês de fevereiro chegou junto com a de janeiro, e a de abril com a de março. Entrei no site da empresa, deixei uma mensagem e até hoje não recebi resposta", protesta Raimunda de Oliveira do Carmo, de Pacatuba.
Repercussão negativa
As denúncias e reclamações continuam no Facebook e no e-mail do jornal. "E como fica a situação de quem é obrigado a pagar dois meses em um? E ainda cobram juros por atraso? Atraso de um mês que nem chegou ao fim?, questiona a cliente Flaviana Lima. A reclamação dela é a mesma de outros usuários, que dizem não poder pagar duas contas, justamente em um mês em que as tarifas de energia, gasolina e demais preços da cesta básica subiram além do esperado, impactando diretamente no bolso do consumidor.
"A explicação é lógica: como teremos aumento dia 22, o que eles (Coelce) querem é colocar (na conta) o novo consumo já com o aumento. Minha conta veio com uma semana duplicada. Já denunciei e sabe o que aconteceu? Nada. E não vai acontecer nada", opina o consumidor Fernando Neme.
A partir do próximo dia 22, o reajuste para a classe residencial será de 6,87% e para a indústria de 22,74%, peso que o consumidor sentirá com maior força, a partir da segunda quinzena de maio. O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e se refere à quarta revisão ordinária da tarifa da Coelce.
Explicações
Para Cláudia Santos, a Resolução Normativa nº 414/2010, Artigo 84, Inciso II, da Aneel, é clara quando estabelece que "no caso de remanejamento de rota ou reprogramação do calendário, o consumidor deve ser informado, por escrito, com antecedência mínima de um ciclo de faturamento (um mês), facultada a inclusão de mensagem na fatura de energia elétrica".
Já a coordenadora do Procon Assembleia, Ana Valéria Sampaio, faz a mesma leitura da resolução 84 da Aneel, mas alerta que "toda informação deve ser clara e ostensiva". Segundo ela, a Coelce deveria ter enviado uma comunicação escrita direta para o consumidor e, mesmo tendo a prerrogativa de enviar mensagens por meio da conta do usuário, a companhia deveria ter usado letras maiores ou em negrito, para chamar a atenção do consumidor sobre a mudança de data de cobrança.
"Infelizmente, na resolução da Aneel tem uma brecha que permite que a concessionária envie mensagem via conta do usuário", acrescenta Valéria. "Vamos notificar também a Aneel, para que se pronuncie", acrescentou a coordenadora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos.
Justificativa
Em nota, a Coelce confirmou que as duas contas, referentes a períodos de leitura diferentes, estão chegando para "parte dos clientes de Fortaleza e RMF". Também adverte que "o não pagamento implicará, ao cliente, as sanções previstas na Resolução 414 da Aneel, e que os que já tiveram o ciclo de faturamento alterado em abril receberão uma única cobrança em maio.
A companhia respondeu, ainda, que "a mudança não tem nenhuma relação com a revisão tarifária de 2015".
Mais informações:
11º Feirão da Casa Própria em Fortaleza, de 15 a 17 de maio, no Centro de Eventos do Ceará
Carlos Eugênio
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

 
Top