0
No fim dos anos 70 e início dos 80, jovens bonitos e que adoravam sexo viraram os alvos preferidos de assassinos do cinema. Michael Myers (de Halloween) e Jason Voorhees são dois sujeitos que marcaram esta época. Logo depois vieram outros (e alguns antes, como Leatherface), mas a dupla ficou muito famosa e Jason é uma referência forte do terror até hoje. 


São onze filmes próprios e um outro coestrelado por Freddy Krueger. O mais interessante desta história é que tudo começou em 1980, com este Sexta-Feira 13, no qual Jason praticamente não aparece. A história tem a Senhora Voorhees como a assassina e ela faz isso para vingar a morte de seu filho, o jovem Jason, algumas décadas atrás naquele exato acampamento. Para isso ela não poupa a vida de ninguém. O matador aparece de surpresa apenas no finalzinho do filme, surpreendendo a todos com sua feiura. 

É fato que muitos longas da série não são bons, mas o carisma (?) e o poder de Jason parecem fazer com que alguém sempre o reinvente. Tanto é que em 2009 saiu um novo Sexta-Feira 13, que era um relançamento da franquia. A bilheteria não foi assim muito satisfatória, o que fez com que tudo ficasse parado desde então. Mas agora já se sabe que o matador voltará à ativa. Será em 2016 num filme que terá roteiro de Nick Antosca, o mesmo de vários episódios do seriado Hannibal. 

Como você verá nas curiosidades a seguir, a saga e Jason começou de maneira bem simples e este primeiro Sexta-Feira 13 foi feito com orçamento baixíssimo e atores desconhecidos. Na direção estava Sean S. Cunningham, que pode ser considerado o criador do personagem. É dele a história desta produção. Além deste, Cunningham produziu e/ou roteirizou alguns outros longas da série, inclusive o último, de 2009. 

O elenco de Sexta-Feira 13 só tinha atores novatos, com exceção de Betsy Palmer, que viveu a Senhor Voorhees. Ela já havia trabalhado em diversos outros filmes e seriados, além de peças de teatro. De resto, só havia desconhecidos. Um deles era Kevin Bacon, que viria a ficar bem famoso no futuro, principalmente graças a Footloose: Ritmo Louco, e 1984. 

Mesmo com limitação de dinheiro e elenco inexperiente, Sexta-Feira 13 tem grandes méritos e é um dos precursores dos slasher movies, que são aqueles longas de terror em que um assassino sai matando gente em série e de maneiras grotescas. Esta estreia de Jason não é o primeiro do gênero, mas se tornou um dos mais conhecidos. Quer dizer, tem seu lugar garantido na história do cinema e do terror. 

- O longa foi filmado no acampamento No-Be-Bo-Sco, em Nova Jersey. O lugar existe até hoje e, como homenagem, tem uma parede com objetos usados em Sexta-Feira 13.

Fonte:UOL

Postar um comentário

 
Top