A prefeita de Varjota, Rosa Cândida e a tesoureira da Prefeitura varjotense, Patriciana, participaram da XVIII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que iniciou nesta segunda-feira (25/05/15) e terminou nesta quinta (28), na capital federal, e junto com prefeitos de todo o Brasil cobram do Governo Federal melhores condições para os municípios.
Dentre as várias reivindicações e reclamações dos gestores públicos municipais está a queda no Fundo de Participação dos Municípios, ou seja, a diminuição de verbas do governo federal para os municípios e o agravamento da situação financeira das prefeituras.
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, tornando-se o maior evento político do Brasil, contando com a presença de mais de 5 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidente da República.
A prefeita e Patriciana não perderam tempo e nem pararam, aproveitando que estavam em Brasília e com o apoio do Deputado Federal Danilo Forte, cobraram ao Governo Federal mais benefícios para população varjotense em várias áreas, principalmente na saúde e educação.
Para cobrar melhorias para a saúde, as representantes varjotenses conseguiram uma Reunião na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com o próprio presidente da mesma, Dr. Henrique Pires, ao lado de Danilo Forte, onde a Rosa e Patriciana foram tentar a liberação da verba para a construção de um dos maiores e melhores projetos que uma cidade pode conseguir, que é o Saneamento Básico (Esgotamento Sanitário), que é um das obras que mais promovem saúde pública e evitam doenças.
A primeira parcela da obra da foi liberada, no valor de R$ 729.000,00 (setecentos e vinte e nove mil reais).
Rosa e Patriciana também estiveram com outros prefeitos do Brasil, reunidos com o presidente do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Dr. Gilvan, onde solicitaram mais recursos para mais melhorias educacionais para o município.
A prefeita e Patriciana também conseguiram se reunir com o Ministro interino do Turismo, do Governo Federal, onde também cobraram ações para melhorar o turismo em Varjota, o que gera desenvolvimento, emprego e renda.
As varjotenses também levaram levou o ofício que a prefeita recebeu do senador Tasso Jereissati, onde Tasso destina verba para obras em Varjota, mas que o Ministério ainda não liberou.
O fato da prefeita de Varjota ser do PMDB e este partido estar sendo mais forte do Brasil atualmente, parece que isso tem facilitado para os prefeitos do PMDB conseguirem projetos para seus municípios.
Em breve mais detalhes.
A prefeita varjotense tem sempre participado da Marcha dos Prefeitos em defesa de seus municípios. A foto abaixo é do evento em anos anteriores, quando Rosa participou com a vereadora Célia:
Fonte: RobertoLiraNotícias
Postar um comentário