0
Parecia apenas um gesto corriqueiro de assoar o nariz, mas as coisas deram muito errado para uma mulher de 32 anos, na Inglaterra. A paciente, que deu entrada no Leicester Royal Infirmary, quase ficou cega permanentemente porque, com a pressão, seus olhos incharam tanto a ponto de ficarem do tamanho de bolas de golfe.

Os médicos disseram que, caso seu ferimento não fosse tratado a tempo, ela perderia a visão, já que o inchaço danificaria para sempre seu nervo ótico. Exames diagnosticaram a paciente, que não teve sua identidade revelada, com uma condição chamada enfisema orbital, que acontece quando o ar penetra entre os tecidos que ficam em volta dos globos oculares.

A mulher também sofreu uma fratura no nariz — este problema, no entanto, não se sabe se também foi causado pelo ato de assoar o nariz, ou se já era uma condição pré-existente. O caso, que surpreendeu o corpo médico, foi registrado na publicação especializada British Medical Journal (BMJ), que comentou que casos como este costumam estar associados a algum tipo de trauma.

A paciente foi tratada com antibióticos na tentativa de se reduzir o inchaço, que, em algumas situações, pode durar até duas semanas.

De acordo com o corpo clínico do hospital, o enfisema orbital é mais visto em pessoas que sofrem batidas na cabeça ou no rosto, e em quem também passa pela manobra de Valsava, que é quando se exala forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado, forçando o ar em direção ao ouvido médio — como quando sentimos os ouvidos se fecharem em uma viagem ao litoral, por exemplo.

Fonte: Com informações do R7

Postar um comentário

 
Top