0
Para quem já não aguenta mais pagar a conta de energia tão cara os cearenses nesta terça-feira, 12, tiveram uma péssima notícia, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou mudanças nas tarifas de distribuidoras que atendem a consumidores do estado do Ceará.


A agência reguladora aprovou a quarta revisão ordinária da tarifa da Companhia Energética do Ceará(Coelce), que vai gerar um aumento médio de 7,92% na conta de luz dos consumidores atendidos por ela.

A quarta revisão da Coelce teve início em abril de 2015. Na época, a Aneel aprovou um reajuste provisório para a distribuidora porque trabalhava em uma nova metodologia para as revisões ordinárias periódicas. Por isso, as contas da distribuidora do Ceará voltaram a ser analisadas pela agência reguladora agora. Esse índice de 7,92% será considerado pela Aneel para calcular o reajuste de 2016 da distribuidora, que deve ser aprovado ainda neste mês de abril. Revisão

A chamada revisão tarifária periódica é feita pela Aneel, em geral, a cada quatro anos, a depender do previsto no contrato de concessão. A alteração na tarifa é calculada pela agência com base nas mudanças nos custos operacionais da empresa e na remuneração dos investimentos feitos por elas. Tecnicamente, a revisão tarifária é diferente do reajuste das tarifas, que acontece anualmente e tem o objetivo de restabelecer o poder de compra da concessionária.

 G1.

Postar um comentário

Você Repórter

Você Repórter
 
Top