0
Após as constantes chuvas que vem banhando o município de Ipu, o interior da cidade e regiões do estado do Ceará açude, rios e riachos vem mudando a paisagem e enchendo de esperança o ipuense.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) neste ano já choveu no município de Ipu, 507.9mm (de janeiro até o dia de hoje / 12/04) no Postos Ipu e 41.5mm no Postos Flores. Os maiores registros até agora do ano foram nos meses de Janeiro. E a maior chuva foi no dia 30 de março de 69mm.

Apesar de muita chuva está sendo registra a Funceme ainda permanece pessimista com a situação climática no estado. “Felizmente, tivemos chuva

 em mais de 160 municípios cearenses nas últimas 24 horas e essa tendência segue pelos próximos dias. Entretanto, é importante ressaltar que essas precipitações são momentâneas, ou seja, não significa que o quadro climático mudou. Ainda temos maior probabilidade de acumulados de chuva na categoria abaixo da média para a quadra chuvosa, isso porque se mantém o fenômeno El Niño no Oceano Pacífico e a configuração do Oceano Atlântico Tropical mostra neutralidade”, adverte o meteorologista Raul Fritz.


Açude Macaco / Foto Aconteceu Ipu

Açudes de pequeno porte do município começaram a sangria nesses últimos dia. Um açude particular na propriedade do ex-prefeito de Ipu, Milton Pereira na localidade de Sítio Macaco começou a sangrar. De acordo com os proprietários há mais de quatro anos que o açude não sangrava.

O principal reservatório de água do município de Ipu o açude Bonito que estava em situação considerada crítica, no volume morto. Depois dessas últimas chuvas o açude chegou na altura da régua nos 57 cm.



As chuvas também fizeram encher, com um bom volume de água, o conhecido “Açude da Barrinha”, reservatório de pequeno porte que fica na estrada de acesso a localidade de Barrinha, zona rural deste município, saída de Ipu para os municípios de Ipueiras e Hidrolândia.

Vários pequenos açudes e riachos também acumularam água nos distritos e localidades do interior do município de Ipu (CE).


Fonte:ipunoticias

Postar um comentário

Você Repórter

Você Repórter
 
Top