0
Descrito pelo fabricante como “totalmente incrível” e “seriamente inacreditável”, o Volocopter VC200 da empresa alemã E-Volo completou no dia 30 de março seu primeiro voo tripulado. Essa estranha máquina voadora é um “multicóptero” com 18 motores elétricos e, de acordo com seus criadores, qualquer pessoa será capaz de pilotar esse novo conceito de aeronave, que lembra bastante o formato de alguns drones (lembrando que drones não são tripulados).
O Volocopter possui apenas um comando, no caso um joystick direcional com uma pequena alavanca de controle de altitude, manuseada com o polegar. Se o piloto liberar o controle, a aeronave mantém sua posição automaticamente.
O Volocopter possui apenas um joystick de comando (E-volo)


Segundo a empresa alemã, o aparelho, na versão não tripulada, foi submetido a uma série de testes de segurança. Já foram realizadas simulações com motores e baterias desligados durante o voo, falhas nos sensores e ensaios com turbulência.
Os próximos testes serão para certificação, documento que libera a aeronave para ser vendida. Na primeira etapa, o Volocopter vai realizar voos de baixa altitude a velocidade de 25 km/h. Em seguida, serão realizados voos de altitude média a até 50 km/h, enquanto a terceira fase irá validar o VC200 em altitudes mais elevadas e em velocidade máxima, de até 100 km/h.
Em seu primeiro voo tripulado, o Volocopter foi conduzido por Alexander Zosel, diretor da E-volo, em um aeródromo no sul da Alemanha. “Foi um sentimento sublime decolar e voar os primeiro metros. Era como se eu estivesse no chão, mas ao olhar para baixo estava a 25 metros do solo”, descreveu o diretor.

Canaltech

Postar um comentário

 
Top