0
A proposta de antecipar as eleições presidenciais, previstas apenas para 2018, divide a população - 50,3% apoiam a ideia, defendida por alguns grupos de parlamentares, enquanto 46,1% rejeitam a proposta. Os dados fazem parte da pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) ao instituto MDA e divulgada nesta quarta-feira.
Impeachment
O impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff foi legítimo para 61,5% dos entrevistados, praticamente o mesmo percentual (62,4%) dos que consideraram como correta a decisão pelo afastamento da petista. Já 33,3% dos ouvidos consideraram o impedimento ilegítimo.
Para 68,2% da população, Dilma será cassada no julgamento final e Michel Temer assumirá efetivamente a Presidência da República. Já 25,3% avaliam que a petista voltará ao cargo.
Reformas
Prioridade do governo Temer, a reforma da Previdência só é vista como a mais importante por 8,4% dos entrevistados. As reformas mais importantes para os consultados na pesquisa são a trabalhista (35%) – também defendida pelo governo interino e de interesse das centrais empresariais, como a CNT, que pagou pela pesquisa da MDA - e a política (31,7%). Também são citadas as reformas tributárias, por 9,4% dos entrevistados, e a Judiciária, por 8,5%.
Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.
O presidente da CNT, Clésio Andrade, é filiado ao PMDB, tendo sido vice-governador de Aécio Neves (PSDB) entre 2003 a 2006, então pelo PFL, em Minas Gerais. Em 2014, afastou-se do mandato de senador alegando problemas de saúde, após ser eleito em 2010 como suplente de Eliseu Resende (DEM), período em que esteve alinhado com o governo federal petista.
*****Valor

Postar um comentário

 
Top