0
Em recente matéria publicada aqui no Portal de Notícias Aconteceu Ipu pelo nosso redator Afrânio Soares que esteve pessoalmente no local do distrito de Flores reportando a notícia de pelos menos 08 (oito) grandes vazamentos e desperdício de água que está acontecendo na Adutora que está levando água do Açude Araras (Paulo Sarasate) em Varjota para Crateús, extensão do distrito de Flores até a localidade de Lages, em Ipu. Ficamos "pasmos" com a resposta do Governo com relação a manutenção destes canos, segundo ele, não são oito, e sim, mais de cem. Vejam a resposta de membros da empresa CAGECE, equipe de Crateús em resolver esses casos "gritantes" de desperdício de água, e tire as suas conclusões.

(..) "Há equipes da Cagece Crateús 24h por dia operando e dando manutenção nos 160km dessa adutora. Dando manutenção não só nas 16 bombas do sistema, mas também retirando vazamentos. Acontece que infelizmente, diante de ser esta adutora a única fonte de abastecimento de Crateús, Nova Russas e Ipu, retirar não os 8 mas os mais de 100 vazamentos dela, se torna tecnicamente inviável. Pois as perdas de água e os transtornos de desabastecimento causados em paradas no bombeamento para retirar vazamentos são mais impactantes que as perdas com os próprios vazamentos. Contudo, a Cagece retira sim vazamentos, mas aqueles realmente grandes, como rompimentos de tubulação, e que de fato impedem a água de chegar aos seus destinos. Há muitas dificuldades ou deficiências na operação e manutenção dessa adutora, contudo, certamente não há descaso por parte da Cagece ou qualquer outro órgão público do Estado. Pelo contrário, dia e noite pais de família, trabalhadores, cumprem bravamente suas rotinas de fazer com que as cidades que dependem dessa adutora não fiquem sem água. Há deficiências sim, mas não omissão ou descaso. Infelizmente há vazamentos e eles desperdiçam água sim, mas seria muito pior ou até nem chegaria água nos destinos, se não fosse o compromisso do governo do estado com a manutenção e operação dessa adutora. Infelizmente não podemos sanar todos os vazamentos, mas garanto que tudo que é possível e até o impossível se está fazendo pra operar e manter essa adutora. Inclusive as retiradas de vazamentos que sempre foi ação prioritária da cagece desde o início da operação dessa adutora continuam sendo executadas dia e noite, e repito, infelizmente não é viável parar o bombeamento para retirada de todos os vazamentos,sob pena de causar sérios transtornos com o desabastecimento sistemático das cidades de Ipu, Nova Russas e Crateús. Por fim, a sociedade pode ficar tranquila que a Cagece tem o mapeamento e controle de todos os vazamentos e trabalha dia e noite para minimizá-los e garante que os desperdícios causados por estes vazamentos são menos impactantes que as perdas e transtornos causados por cada parada no bombeamento para retirada dos mesmos." (Da CAGECE de Crateús para o Aconteceu Ipu).
*** Será que o Governo do Estado está realmente preocupado com a falta de água no Ceará, e muito menos, o desperdício do líquido precioso para a vida?
Fonte:aconteceuipu






Postar um comentário

Você Repórter

Você Repórter
 
Top