0
Pesquisadores de Boa Viagem encontraram um possível sítio arqueológico na zona rural da cidade. Diversas pinturas rupestres, possivelmente dos primeiros habitantes do local, enfeitam rochas. A reportagem é da Rede Jangadeiro FM.
O professor Delsilan Carvalho é geografo e gosta de pesquisar, por conta própria, elementos históricos e formações rochosas. Em um desses passeios pela zona rural de Boa Viagem, encontrou formações rochosas com pinturas rupestres bem conservadas, diferentes de outras já conhecidas na cidade.
“Serra da Borracha, o nome do local. Em uma pedra enorme tem várias pinturas rupestres e elas estão preservadas”, explica o professor.
Delsilan defende que o poder público se interesse pelo local, para incentivar tanto pesquisas, como um roteiro turístico, que sirva como ponto histórico também. Até agora, nem prefeitura e nem Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) demonstraram disposição em trabalhar o espaço.
O Iphan é o órgão responsável, no Brasil, pela catalogação dos achados históricos. Entre suas principais atividades estão a autorização de tombamento como patrimônio arqueológico, e a permissão de realização de pesquisas na região onde estão instalados os sítios.
*** Informações com Tribuna do Ceará

Postar um comentário

 
Top