0
Um dos donos do grupo J&F, holding dos frigoríficos JBS, Joesley Batista, detalhou como era seu relacionamento com o presidente Michel Temer, desde 2009, quando se conheceram. Segundo o empresário, que explodiu a delação mais estrondosa da Operação Lava-Jato, citando o presidente da República e o agora senador afastado Aécio Neves diversas vezes, Temer é o "chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil". A declaração foi dada em entrevista à revista Época.

Joesley, que prestou mais um depoimento na manhã desta sexta-feira (16) na sede da Polícia Federal, em Brasília, não economizou em adjetivos ao presidente. Ele detalha como se tornou o maior empresário articulador de políticos na história do Brasil. À revista, ele explica porque decidiu delatar o Presidente da República e fala sobre o jeito de Temer convocar uma reunião.

"Nunca foi uma relação de amizade. Sempre foi uma relação institucional, de um empresário que precisava resolver problemas e via nele a condição de resolver problemas. Acho que ele me via como um empresário que poderia financiar as campanhas dele – e fazer esquemas que renderiam propina. Toda vida tive total acesso a ele. Ele por vezes me ligava para conversar, me chamava, eu ia lá", disse o empresário.

Quando questionado se Temer pedia algo em troca, Joesley disse que as reuniões, que aconteciam tanto no Jaburu, quanto na residência do peemedebista, em São Paulo, em sua casa, sempre estavam ligadas a algum pedido, algum favor. " Uma delas foi quando ele pediu os R$ 300 mil para fazer campanha na internet antes do impeachment, preocupado com a imagem dele. Fazia pequenos pedidos", explicou.

Batista cita nomes de políticos influentes. Temer, Eduardo Cunha, Padilha, Moreira Franco... Segundo ele, é um grupo liderado pelo próprio presidente. "Quem não está preso está hoje no Planalto. Essa turma é muita perigosa. Não pode brigar com eles. Nunca tive coragem de brigar com eles. Por outro lado, se você baixar a guarda, eles não têm limites. Então meu convívio com eles foi sempre mantendo à meia distância: nem deixando eles aproximarem demais nem deixando eles longe demais. Para não armar alguma coisa contra mim", disse à revista.

Via Cnews

Postar um comentário

 
Top