0
A espera por resultados dos testes para Covid-19 que, no começo de abril, já chegou a ser de até 17 dias no Ceará, conforme o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), atualmente é de 5 dias no máximo para pacientes internados e entre 10 e 15 dias para quem não está hospitalizado. A estimativa do Cosems, segundo a presidente da entidade, Sayonara Cidade, refere-se ao cenário generalizado dos municípios do Ceará.

No total, conforme a última atualização, às 17h21 de ontem (27), do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde (Sesa), foram feitos 91.287 exames para Covid-19. Destes, 11.338 estão em análise. Os testes que aguardam resultados são de pessoas de 175 cidades.

Dentre os 10 municípios que mais têm testes em espera por resultados, no momento, 8 são da Região Metropolitana de Fortaleza. A Capital aguarda, atualmente, o resultado de 4.133 testes, seguida por Caucaia (846), Maracanaú (568), Cascavel (488), Maranguape (479), Horizonte (417), Pacatuba (303), Sobral (233), Aracati (224) e Eusébio (199).

Além da dificuldade com os resultados dos testes, conforme a presidente do Cosems-CE, os municípios também vivenciaram o entrave da falta de testes. "Só alguns municípios tinham conseguido comprar. Mas agora temos testes do Governo Estadual e também testes enviados pelo Governo Federal. Duas remessas que chegaram. E os municípios também compraram testes e tivemos como aumentar as testagens".

Na semana passada, a secretária de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, afirmou que a testagem no Ceará tem chamado atenção pois o Estado é um dos que mais testa para a detecção de Covid-19.

Diário do Nordeste

Postar um comentário

 
Top