0

 A cidade de Tauá, na Região dos Inhamuns, teve nesta semana a segunda maior chuva do Ceará em 48 anos. Segundo a Funceme, choveu no município 282 milímetros entre terça e quarta-feira (15 e 16 de fevereiro). O volume só não é maior que a chuva ocorrido em Crato em 2004, quando houve chuva de 290 milímetros.



Por conta da precipitação intensa, Tauá já recebeu quase o dobro das chuvas aguardadas para todo o mês de fevereiro.


A chuva torrencial também aumentou o volume do açude Favelas, na zona rural de Tauá. No dia 15 de fevereiro, o reservatório estava com apenas 1% da capacidade; em 19 de fevereiro, passou a ter 10%. Uma recarda de 2,5 milhões metros cúbicos.


Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o açude estava há pelo menos quatro anos seco. O reservatório abastece a zona rural da cidade.


Chuvas no Ceará

O Ceará registrou chuvas em, pelo menos, 44 municípios no intervalo entre as 7h desta quarta (24) e as 7h desta quinta-feira (25), conforme balanço parcial da Funceme.


Os maiores acumulados deste intervalo de 24 horas foram em:


Barbalha: 67mm

Morrinhos: 47mm

Crateús: 44mm

Tamboril: 38mm

Cariré: 37mm

Morada Nova: 33.8mm

Tauá: 30mm

Granja: 28mm

Várzea Alegre: 26mm

Itaiçaba: 24.6mm

Previsão para os próximos dias

A formação de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste brasileiro, bem como brisa marítima e efeitos locais, deverão colaborar para ocorrência de chuvas nos próximos dias, conforme análise das atuais condições de tempo realizado pelo órgão.


Até a próxima sexta-feira (26), a tendência é que os principais acumulados sejam registrados na porção noroeste do Estado (Litoral Norte e Ibiapaba) e no sudoeste (oeste do Sertão Central e Inhamuns e Cariri).


Para quinta (25) e depois, a Funceme indica aumento gradual da área com precipitações nas macrorregiões da Ibiapaba e Cariri, isto é, previsão de eventos de chuva (mais de 50% da área com registros). Nas demais, chuvas isoladas.


As atuais condições e as simulações para os próximos dias indicam ainda que, em todas as macrorregiões, os registros deverão ocorrer a qualquer hora do dia. No Litoral de Fortaleza, os acumuladores deverão se concentrar entre madrugada e manhã.



Fonte: SVM

Postar um comentário

 
Top