0

 Ao todo, estado já contabiliza 174 casos de gripe diagnosticados como Influenza A, 134 são por outros vírus.



O número de casos confirmados da Influenza A H3N2 subiu de 18 para 40 em uma semana. A informação foi dada nesta quinta-feira (23) pela secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ricristhi Gonçalves. Ao todo, conforme a gestora, já foram identificados 174 casos de Influenza A, dos quais 40 são provocados pelo vírus da H3N2.

O crescimento no número de casos ocorre em meio a diversos surtos desta cepa da gripe em, pelo menos, nove estados do Brasil. Em Fortaleza, o número de atendimentos por síndrome gripal nas UPAs subiu 484% quando comparado ao dia 1º de dezembro e o dia 21 de dezembro.

"Estamos tendo em todo o Ceará um aumento das síndromes gripais por várias etiologias, temos vários vírus respiratórios circulando. Dentre esses vírus, além da Covid, que ainda tem circulando no Ceará, o vírus da Influenza A H3N2, que já tá acontecendo em alguns estados do país. Aqui no Ceará também já detectamos casos", afirmou a secretária executiva.

Ricristhi ressaltou ainda a importância de os grupos prioritários se vacinarem contra a gripe. Estão neste público idosos, crianças, grávidas e pessoas imunossuprimidas. A cobertura vacinal contra a gripe no Ceará em 2021 foi a menor dos últimos 23 anos.

Apesar disso, o que vem causando surtos no Rio de Janeiro e em São Paulo, conforme especialistas, é uma variante que não é coberta pelo imunizante da Campanha Nacional de Imunização feita neste ano. (leia mais abaixo)

De acordo com a Secretaria da Saúde, em 2021, a campanha nacional de vacinação contra a influenza no Ceará atingiu cobertura vacinal de 76,28% da população. Contudo, esta foi a menor taxa em 23 anos. A meta da cobertura vacinal para a doença é de 90% desde 2017.

As medidas preventivas contra a Influenza são as mesmas utilizadas contra a Covid-19: lavar as mãos, usar álcool em gel, usar máscaras descartáveis, manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações. Caso haja sintomas de gripe, o ideal é evitar contato com pessoas, como abraços, beijos e apertos de mão.

Variante pode escapar de vacina

O vírus da Influenza A H3N2, que está causando os surtos no Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, pode escapar da vacina que estava presente na Campanha Nacional de Imunização neste ano. Isto porque foi identificada uma variante deste vírus que, segundo especialistas, o imunizante não cobre. Ela é chamada de variante Darwin.

A Secretaria da Saúde do Ceará não especificou por qual variante os casos identificados no Ceará de Influenza A H3N2 foram provocados.

Via G1 CEARÁ

Postar um comentário

 
Top