Dilma quer aumentar em 300 mil número de vagas em creches para crianças do Bolsa Família

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (4), via Twitter, que pretende ampliar das atuais 407 mil para 700 mil o número de vagas em creches para os filhos de beneficiários do Bolsa Família. Via rede social, a presidente, que cometeu um erro de concordância ao fazer a promessa, declarou que o tema foi discutido na reunião que fez com ministros no último sábado (2).

— Tive uma proveitosa reunião com os ministros no fim-de-semana. [...] O objetivo da reunião foi acelerar todas as ações e programas que fazem diferença na vida da população. [...] Chegará [Chegarão] a 700 mil as vagas em creches para crianças filhas de beneficiários do #BolsaFamília. [...] É uma meta ambiciosa. Hoje 407 mil crianças do #BolsaFamília são atendidas em creches.
A gafe de Dilma está no uso do verbo chegar — ao invés de "chegarão" a 700 mil vagas, a presidente usou o verbo no singular ("chegará").

No último sábado, Dilma cobrou dos ministros maior agilidade na conclusão de obras federais e na entrega de resultados nos programas sociais durante um encontro de sete horas no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Dilma destacou ainda que "quem é mãe sabe que creche é essencial, principalmente para as crianças"
— É necessário que as criança recebam os estímulos [...] e a atenção necessários para desenvolver sua capacidade plena. Uma creche pode mudar a vida de uma criança. Nos primeiros anos de vida, quando está construindo a sua relação com o mundo, a criança que recebe incentivos com jogos, música, história, acesso a livros com imagens desenvolve não apenas a lógica e a abstração, mas também amplia a sua percepção não cognitiva.
A presidente encerrou sua fala pela rede social destacando a importância dos primeiros anos de ensino para as crianças.
— Pesquisas mostram que crianças que passaram pelos estímulos pedagógicos de uma creche têm, além de melhores condições de aprendizagem, melhores  relações familiares e c/ o seu entorno. Em março de 2014, o Brasil irá sediar encontro d ONU p/ discutir efeitos d educação pré-escolar nas habilidades não cognitivas d crianças. [sic]
 
Top