Foto: Comício de Tasso e Eunício em Varjota.
A prefeita de Varjota, Rosa Cândida (PMDB), nestas eleições de 2014, mais uma vez, mostrou sua fidelidade a seu partido e sua forte liderança. Segundo alguns vereadores de seu grupo, a gestora recebeu algumas propostas para mudar de lado e apoiar outro candidato, mas ela, seguindo a orientação de seu esposo e colaborador, Glerton Paulino, preferiu se manter fiel a seu partido até fim, (independente do resultado que viesse), apoiando o atual senador Eunício Oliveira, que pela primeira vez foi candidato a governador do Ceará, tendo uma grande votação no primeiro turno, levando a eleição para o segundo turno.

PRIMEIRO TURNO
Senador Tasso a correligionários aplaudindo a prefeita no comício.
No primeiro turno destas eleições, Rosa e seu grupo saíram mais fortalecidos do que nunca, pois nas eleições de 2010, apesar das grandes votações que receberam em Varjota, dos 2 deputados (estadual e federal) que a prefeita apoiou, apenas um foi eleito, que foi o estadual Carlomano.

Já agora em 2014, os 2 deputados apoiados pela gestora, Carlomano (estadual) e Danilo Forte (federal) foram eleitos a nível de Ceará e com mais uma expressiva votação que receberam dos varjotenses.

Além dos 2 deputados, a prefeita varjotense apoiou para Senador Tasso Jereissati, que mais uma vez foi eleito, com mais uma maioria grande em Varjota, como já foi noticiado em matéria anterior.

SEGUNDO TURNO
No segundo turno, Rosa Cândida teve outras importantes vitórias: a primeira foi que mesmo seu candidato ao governo não tendo ganho, o apoio de Rosa a Eunício fez com que Varjota se tornasse a cidade do Ceará que deu a maioria mais expressiva para ele nestas eleições, ou seja, 71,42% dos votos válidos, que representa 7.185 votos.
(Veja a votação de cada candidato por município, clicando neste link:http://eleicoes.diariodonordeste.com.br/apuracao2014/municipios.html. Varjota é a antepenúltima, pela ordem alfabética).

Como Eunício continua como Senador da República, em Brasília, representando o Ceará por mais 4 anos, a gestora varjotense é a que terá um respaldo maior para cobrar dele mais projetos, obras e benefícios para a população de Varjota. Sobre o governo do Estado, a prefeita de Varjota não perdeu nada, pois nunca teve governo estadual de seu partido, embora tenha votado e apoiado o atual governador nas eleições de 2010 e em outras.

A prefeita Rosa também comemorou o fato de Dilma ter obtido 72% dos votos em Varjota, praticamente a mesma votação de Eunício, que seria um empate técnico. Comemorou ainda a reeleição da Presidenta Dilma (PT), que tem como Vice-Presidente Michel Temer, que é do PMDB, mesmo partido da citada prefeita. Rosa declarava seu voto em Dilma e sempre pedia votos para ela.

Fonte: RobertoLiraNotícias (com informações do TRE)
 
Top