Varjota se destaca mais uma vez no cenário tecnológico estadual, sendo uma das primeiras cidades à se conectar ao Cinturão Digital do Ceará (CDC).
Esse grande avanço, junto com o projeto cidades digitais, permitirá uma evolução quanto à utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC, principalmente da Internet, em seus processos de gestão e nas suas interações com os
diferentes segmentos sociais no âmbito local. Com isso, será implantado novos projetos criando um ambiente que favoreça o fortalecimento da interação entre a gestão municipal e o cidadão, com baixo custo e alta qualidade de
acesso, favorecendo a transparência.
Entenda o grande Projeto do Cinturão Digital do Ceará

O Cinturão Digital do Ceará - CDC é atualmente a maior rede de banda larga pública do País. A distribuição do acesso se dá através da tecnologia Wimax, que fornece ligações de até 70 Mbps, ou por meio de fibra óptica, com capacidade praticamente ilimitada em cada município. O Cinturão Digital do Estado integra outros projetos do Governo: o E-Jovem, a digitalização da TVC, o incentivo ao desenvolvimento tecnológico, a automatização de postos da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal, telemedicina, monitoramento (de cargas, trânsito, estradas e do patrimônio público), videoconferência, entre outros. A iniciativa lança as bases para novos projetos de Educação a Distância, atração de novas empresas, fornecimento de laboratórios e recursos computacionais para uso da população, contribuindo para a massificação do acesso a meios digitais.
O Cinturão Digital, que complementa o Projeto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações do Governo Federal, é mais um importante projeto conseguido pela atual administração através da Secretaria da Cultura, Turismo e Tecnologia, que proporcionará um avanço a todos os órgão públicos municipais como, escolas, unidades de saúde da zona urbana e rural, secretarias municipais, bibliotecas, telecentros, dentre outros,podendo assim contar com uma internet de qualidade, proporcionando maior agilidade no oferecimento de serviços como por exemplo, cadastramento do programa Bolsa Família, melhorias da rotina administrativa das repartições públicas e desenvolvimento de projetos educacionais com uso de internet de alta velocidade, gerando assim economia aos cofres públicos. A população e visitantes também serão serão diretamente beneficiados através de terminais de comunicação, pontos Wi-Fi do tipo hotspot para acesso à internet em espaços públicos sendo esses nas praças da matriz, como também em todo entorno do mercado público e centro comercial do município.
 
Top