0
Foto: Amanuel Coelho

O açude tem o papel de fazer a perenização e o controle do nível do Rio Acaraú, além do abastecimentos das águas das cidades de Reriutaba, Ipu, Hidrolândia e Pires Ferreira.
O açude de Araras, no município de Varjota, na região de Ibiapaba, recebeu o maior aporte até esta sexta-feira, 5, neste ano. O reservatório está com volume de 38,47% da capacidade total e teve um aumento próximo a 20%.

Imagens aéreas mostram a situação do açude:



Construído sobre o leito do rio Acaraú, o reservatório é o quarto maior do Estado, com cerca de 10% da capacidade do Castanhão, em Alto Santo. O reservatório, que tem nome oficial de Paulo Sarasate, sangrou pela última vez na quadra chuvosa de 2011.

O açude tem o papel de fazer a perenização e o controle do nível do rio Acaraú, além do abastecimentos das águas das cidades de Reriutaba, Ipu, Hidrolândia e Pires Ferreira. Também é responsável pela irrigação de uma área de 14 mil hectares, a geração de 6 mil watts de energia e a piscicultura (criação de peixes).

No sistema hídrico do Ceará, 32 açudes estão sangrando nesta sexta, de acordo com a Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh). Na última terça-feira, 2, 30 açudes estavam sangrando no Ceará. Já no último domingo, 31, além do registro de 25 açudes sangrando, o destaque ficou para o aporte recebido pelo Castanhão.

O sistema atua com 16,6% da capacidade total nos 155 açudes monitorados pela Cogerh.

Confira o volume de 10 dos principais açudes do Estado

Castanhão (Alto Santo): 4,19%

Orós (Orós): 5,57%

Banabuiú (Banabuiú): 6,7%

Araras (Varjota): 38,47%

Figueiredo (Alto Santo): 6,57%

Pedras Brancas (Quixadá): 12,69%

Pacoti (Horizonte): 50,34%

Pentecoste (Pentecoste): 13,58%

General Sampaio (General Sampaio): 18,51%

Taquara (Cariré): 48,54%

Fonte:REDAÇÃO O POVO ONLINE

Postar um comentário

 
Top