0

 Foto: Reprodução 



Membros da Associação Naturista do Ceará (Anace), criada há três anos, defendem a prática da nudez para melhorar relações sociais e aceitação do próprio corpo. Para os integrantes, o nudismo traz maior integração das pessoas com a natureza e melhora autoestima.


A Anace se identifica como um grupo que trabalha em promover a filosofia naturista em eventos corporativos, palestras educacionais e workshops.


Em entrevista ao g1, o presidente da associação, Evandro Cruz, explicou que a entidade surgiu da necessidade de um envolvimento maior das pessoas com a natureza.


"A filosofia naturista ensina o respeito a si mesmo, ao próximo e, sobretudo, ao meio ambiente. Hoje temos associados conscientes de seu papel como membros e dispostos a encarar os grandes desafios que é construir uma entidade onde a sociedade civil como um todo entenda a nossa causa e o nosso propósito", disse Evandro.


A associação promove eventos durante todo o ano, e os naturistas costumam se reunir, nus, em locais como chácaras, sítios, casas de praia, como também em escolas e universidades que abordam o naturismo como questão ambiental. Trintas pessoas fazem parte da associação.


Para Evandro, a exposição solar e banhos de mar nu ajuda a melhorar a saúde do corpo humano, melhora a autoestima, melhora a aceitação do próprio corpo, fazendo com que as pessoas se libertem dos padrões que a sociedade impõe. Também promove a qualidade das relações sociais e ajuda na conscientização da preservação do meio ambiente.


Para fazer parte da associação, Evandro explica que os interessados passam por uma entrevista para que os organizadores entendam quais as suas limitações, crenças e tabus.


"O comportamento de timidez, medo de se expor na frente dos demais, é notório e completamente natural. Mas respeitamos o tempo nesse processo e se ela [a pessoa] quiser ficar vestida, está tudo certo. E aí ela mesma ao ver as outras pessoas nuas, ela vai se sentir fora da caixinha e aos poucos ela vai se despindo não só das roupas, como também dessa parte emocional que a atormenta em toda a sua trajetória de vida."


Preconceito no naturismo


Conforme Evandro, pessoas que praticam o naturismo ainda sofrem preconceitos, já que a nudez é ligada por muitas pessoas à sexualidade.


"As pessoas que não entendem e não conhecem a filosofia e por ainda estar muito enraizado que a nudez é algo feio e pecaminoso devido às crenças limitantes, tabus principalmente em torno do público feminino, nós fazemos esse trabalho de formiguinha levando a informação correta, como também os benefícios da prática", explicou o presidente.


Para ele, as mulheres são as que mais sofrem quando decidem se tornar naturistas. "Além do preconceito e do patriarcado, elas sempre acham que o corpo não está legal para ficarem sem roupas. Sendo que o naturismo é o inverso. É a aceitação do seu corpo exatamente como ele é".


Foto: Reprodução 




Falta de praia de nudismo


A Anace está preparando um projeto que propõe uma praia naturista no Ceará. Segundo a associação, o projeto está sendo redigido com cuidado para que possa ser apresentado às autoridades locais para discussão.


"E assim, trazermos essa discussão a tona não só para as autoridades, como também a sociedade como um todo. E aí iremos promover reuniões, audiências públicas com as autoridades para que possamos explicar os benefícios para todos e todas, como também o quanto vai fomentar o turismo local e consequentemente gerar emprego e renda e também beneficiar o PIB local", revelou Evandro.


G1-CE

Postar um comentário

 
Top