0
O Ceará contabilizou apenas três casos da infecção por sarampo, até o dia 29 de maio deste ano. As informações são do último boletim epidemiológico sobre a doença, publicado pela Sesa na última segunda-feira (08). Para ser considerado livre da doença, o Ceará deve chegar ao segundo semestre sem novas ocorrências.

Todos os registros da doença neste ano derivam de um mesmo surto, localizado no município de Cariré. Os três casos foram em homens, com mais de 30 anos, sem comprovação vacinal. Ao todo, em 2020, 37 casos foram notificados.

Atualmente, o Estado é o sexto do Brasil com menor número de casos, ficando atrás do Tocantins e do Mato Grosso do Sul, com uma ocorrência cada, e da Bahia, Distrito Federal e Rondônia, com dois casos por região. Ao todo, 20 estados do País têm circulação do vírus.

A quantidade de casos no Ceará, entretanto, aumentou se comparado a igual período do ano passado. Até maio de 2019, nenhum registro da doença foi confirmado. As notificações se intensificaram entre os meses de agosto, setembro e outubro, finalizando o ano com um total de 19 casos confirmados. Em 2019, o Brasil registrou, até o dia 23 de novembro, 13.489 casos de sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).

Ceará Agora

Postar um comentário

 
Top